A nossa História


Fruto de uma escola de música, fez a sua estreia em público no dia 22/12/1979, aquela que viria a ser baptizada de “TUNA CONVÍVIO” da Casa do Povo de Santiago de Cassurrães – Mangualde.
Composta por gente sempre jovem (entre os 9 e 73 anos de idade), a sua actividade centrou-se em música instrumental.
A sua passagem por diversas localidades do distrito de Viseu, deu origem na altura, a que outras Tunas e escolas de música fossem criadas, incentivas pelo seu exemplo, facto de que nos orgulhamos.
Mas não limitou as suas actuações só pelo distrito de Viseu, tendo a destacar a sua passagem por Santarém e pelos teatros S. Luís e Maria Matos em Lisboa, no ano de 1987.
Infelizmente, devido a factores de vária ordem, no ano de 1992 viu a sua actividade interrompida.
Em 1997, surgiram novos elementos, que imbuídos de um espírito jovem e musical, deram os primeiros passos para aquela que é a formação actual, tendo introduzido o canto, interpretando agora canções de cariz popular e tradicional do nosso Portugal.
Entre professores, estudantes, empregados de escritório, empregados fabris, empresário e reformados, neste momento fazem parte da mesma cerca de 25 elementos em palco, com idades entre os 8 e 53 anos de idade, e 4 elementos de apoio imprescindíveis ao seu funcionamento.
Apesar do seu amadorismo, tentam apresentar um trabalho digno em palco, pretendendo acima de tudo, ocupar o seu pouco tempo livre neste tipo de actividade cultural e no convívio saudável com outras pessoas e grupos. Daí o nome de “TUNA CONVIVIO”.
Das muitas solicitações nas actuações, do momento das próprias ambições e também da necessidade de divulgar o que de bom se faz pela cultura na nossa terra, surge a “obrigatoriedade” de gravação de um CD. Quantos de nós gostaríamos de ter um registo da primeira tuna (1979 – 1992)? Para que daqui a uns anos não nos lamentemos, deitá-mos mãos à obra e gravámos o nosso 1º CD intitulado "Nossa alma canta..."

Porque gostámos da experiência e também porque as solicitações continuam por todo o lado, estamos já na preparação do 2º CD, que se espera seja editado no ano de 2007.
Por isso, aqui continuamos a cantar Portugal...

3 Comments:

Blogger "Tuna convivio" Sant. Cassurrães said...

Aqui está a melhor tuna do país...
Ou melhor da Europa... não do Mundo.

14:37  
Anonymous Anónimo said...

De todas a tunas que já aplaudi esta foi a mais forte.
Parabéns pelo belo trabalho feito por todos.
Força tuna de Santiago

16:03  
Anonymous Anónimo said...

Foi com muito prazer que fui encontrar na net un sitio com tudo sobre a terra onde eu nasci e cresci em especial a os novos elementos da "TUNA" que eu contribui para o seu nascimento PARABENS pessoal forsa para continuarem em grande beijinhos para todos em especial aqueles que contrbuiam como eu desde o principio AIDA NUNES

17:59  

Enviar um comentário

<< Home