A nossa Terra



Santiago de Cassurrães é uma das maiores e mais importantes freguesias do concelho de Mangualde, sendo composta por 10 aldeias.
Limitada a Norte pelo Monte da Baralha e a Sul pelo Mondego é ainda inserida na Região Demarcada dos Vinhos do Dão.
Freguesia rica em produtos agrícolas, com métodos de cultivo tradicionais. Para além do azeite e do vinho são a pastorícia e o fabrico do queijo as principais actividades.
Aldeia com grande importância do ponto de vista patrimonial e Histórico monumental. Digna de uma visita muito especial é a capela de Nossa Senhora de Cervães, construção do século XVII, não só pela beleza da sua obra de talha, mas também pela colecção de pinturas que cobrem o seu tecto. Para além da beleza da capela é de grande encanto o panorama que se desfruta, pois se avista com toda a nitidez e imponência grande parte da Cordilheira de Serra da Estrela.
É de salientar que por este Miradouro de Estrela passaram vários movimentos culturais, entre os quais se destacaram a “Tuna Convívio” da Casa do Povo, o Rancho Folclórico Infantil, o Grupo Cénico, a Escola de Música, entre outros...
Hoje em dia, uma das principais actividades culturais é a Tuna Convívio, composta por vários elementos entre os 7 e os 52 anos de idade, que recolhe canções dos diversos pontos do nosso país e que tem por leme:


“Nossa alma canta....
Por todo Portugal”

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

- Qual a equipa Financeira?
- De onde vem e para onde vai o dinheiro?
- Quem aprova os orçamentos e todas as contas? Talvêz um contabilista!...

08:43  

Enviar um comentário

<< Home